terça-feira, 11 de maio de 2010

Industrialização no Mundo

A industrialização está concentrada nos países ricos e emergentes,os últimos ainda em andamento. Nos Estados Unidos por exemplo, o carvão e o minério de ferro no Apalaches gerou a formação de um cinturão de indústrias. O Golfo do México e a região da Costa Oeste,o Nordeste e a região dos Grandes Lagos, são áreas de concentração da industrialização americana. No Reino Unido, as regiões carboníferas em torno das localidades de Newcastle, Manchester e Yorkshire;e as regiões metropolitanas de Londres e Birmingham. Na França, as regiões de Lyon, Paris, Marselha e Bordeaux. No Japão, as regiões litorâneas de Tóquio, Yokohama, Nagóia, Osaka e Kobe. Esses são exemplos de como a industrialização se concentra e se fortalece nos países ricos.
Num plano, denominado periferia capitalista, estão os países "emergentes" ou pobres, porém, industrializados. O Brasil, o México e a Argentina, na América Latina; a Coréia do Sul, China, Singapura e Índia na Ásia Sudeste e Sul; e a África do Sul na África; são os países que compõem esse grupo. Divididos entre aqueles que tiveram industrialização mais antiga e implementada,voltada para o mercado interno; e os que tiveram industrialização mais recente, voltada para o mercado externo.
"Plataformas de exportação" se refere ao modelo industrial adotado por um grupo de países do Sudeste Asiático, que se industrializaram à partir das décadas de 60 e 70. Coréia do Sul, Hong Kong(China), Singapura e Taiwan foram os precursores - os "Tigres Asiáticos". Usando de um modelo semelhante, Indonésia, Malásia e Filipinas, também passaram a integrar esse grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário